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GT Advocacia

Posso fazer Marketing no meu escritório?

O que a OAB fala?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não só permite a publicidade dos serviços advocatícios como o faz expressamente no Código de Ética e Disciplina (CED), o qual possui capítulo especialmente dedicado à Publicidade Profissional, regulamentado a partir do Provimento 94/2000.

por projuris.com.br

O que é Marketing Jurídico?

É o conjunto de ferramentas que advogados e escritórios de advocacia utilizam para ganhar visibilidade dos públicos, dar publicidade aos seus atos e conquistar espaço no mercado, tendo como objetivo o aumento dos lucros ou a disseminação de ideias.

Como utilizá-lo para captar clientes?

– Descubra seu público-alvo: Esse é um dos principais pontos dentro do marketing, definir quem é o seu cliente, faz com que as campanhas e estratégias fiquem mais assertivas

– Crie metas: As metas são indicadores importantes para o crescimento do seu escritório, com métricas, informações de públicos e campanhas focadas serão mais precisas.

– Criação de conteúdos: Conteúdos de qualidade geram credibilidade e renome, é extremamente importante que um escritório tenha as mídias sociais bem estruturadas, assim seu negócio terá credibilidade que resulta no aumento do valor em propriedade intelectual.

Mídias Sociais indicadas para seu escritório:

. LinkedIn:
Essencial para compartilhar artigos e ser reconhecido no meio profissional 

. Instagram:
O instagram é considerado o cartão de visita de sua empresa, também é importante para comunicados aos clientes e seguidores .

Youtube:
Caso o seu escritório tenha vídeos institucionais ou até mesmo criação de conteúdo próprio, dando dicas assim engajando a comunidade e trazendo um mais visualizações.

O que pode ser feito no marketing jurídico:

  • É permitido ao advogado ter website e veicular anúncios na Internet (iii), observando a mesma moderação da veiculação em jornais e revistas especializadas; (iv)
  • Escritório de Advocacia ou Advogado unipessoal pode divulgar seu site pela Internet. É permitida a publicação de anúncios do website do Advogado ou do Escritório em outros sites na Internet. (v)
  • É permitido o uso de logotipos, mas têm de ser compatíveis com a sobriedade da Advocacia. (vi)
  • É permitida a veiculação em espaços para publicidade de Advogados ou Escritórios de Advocacia em página de revista jurídica na Internet. (vii)
  • É permitida a participação do advogado em revistas jurídicas na Internet. (viii)
  • É permitida a participação em página de cadastro de profissionais jurídicos na Internet. (ix)
  • É permitido “fazer referência a títulos ou qualificações profissionais, especialização técnico científica e associações culturais e científicas, endereços, horário do expediente e meios de comunicação” (art. 29 do CED). (x)
  • É considerada “apenas informativa” e moderada reportagem jornalística informando sobre a participação de advogados em seminário jurídico; (xi)
  • A publicidade deve se dar por “veículos especializados” (xii), sendo “vedado o anúncio de escritório de advocacia em revista não jurídica”; (xiii)
  • É permitido veicular anúncios de serviço de apoio a advogados em revistas e jornais. O advogado “deve” utilizar revistas e jornais especializados em Direito, dirigidos aos profissionais, para veicular seus anúncios; (xiv)
  • É permitido mencionar a especialidade do escritório ou advogado em anúncio; (xv)
  • É permitido o uso de fotografias nas home pages, mas estas devem ser compatíveis com a “sobriedade da advocacia”; (xvi)
  • É permitido comparecer a eventos que premiam o advogado pelo seu trabalho e o noticiário do prêmio é considerada uma consequência lógica do evento. (xvii)
  • É permitida a divulgação de eventos nos quais o advogado irá participar como palestrante. (xviii)
  • É permitido veicular anúncio da sociedade de advogados, contendo nomes e registro na OAB dos advogados, número de registro da sociedade de advogados, endereço eletrônico e horário de atendimento; (i e ii)

Conclusão

O marketing não é uma estratégia proibida ou inviável para advogados e escritórios de advocacia, muito pelo contrário, é muito importante investir em marketing jurídico, não só pode como vai deixar o seu negócio mais visível e lucrativo.

É imprescindível investir em mídias para que seu escritório seja reconhecido e consiga competir nesse mar de tubarões. 

Também é muito importante que você conheça quais limitações e permissões o Código de Ética da OAB impõe sobre a área, e também estar por dentro de quais canais de comunicação condizem e se encaixam melhor a sua empresa.

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