PT EN ES

GT Advocacia

Estou com impostos atrasados: quais são as consequências?

Os impostos podem passar despercebidos, mas trazem sérias complicações para o empreendedor que deixa de cumprir com essa obrigação 

Sabemos que não há vantagem em atrasar o pagamento de impostos, porém isso acontece em muitas empresas. O primeiro passo para sair dessa situação é decidir quitar as suas dívidas.  

Com o pagamento em dia, a empresa passa a ser reconhecida novamente pelos órgãos de fiscalização e terceiros. Também recupera a credibilidade e tem a chance de elaborar um planejamento para que isso não aconteça novamente. Dessa forma, a empresa passa a ter mais poder e conhecimento sobre os gastos futuros. 

Alternativa para quem está com impostos atrasados 

Se você já possui multas ou está com o pagamento dos seus impostos atrasados, ainda tem algumas saídas que podem ser muito úteis na retomada do seu negócio. 

1 – Programa de Recuperação Fiscal (REFIS): viabiliza o parcelamento dos débitos de pessoas jurídicas com algumas instituições, sendo a SRF – Secretaria da Receita Federal, a PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, além do INSS.

2 – Programa de Integração Social ou PIS, fará o custeio para a empresa endividada o pagamento de algumas despesas, como benefícios como auxílio-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e instituições.

3 – Empréstimo 

Apesar de ser uma alternativa fácil de rápida, nem sempre é a melhor opção. Por isso é necessário um estudo aprofundado e análises minuciosas antes de ser colocada em prática. 

Consequências

Além das multas, você também sofrerá com outros prejuízos, como dificuldade para acessar linhas de crédito para a sua empresa. 

Além disso, você fica impossibilitado de participar de licitações públicas. Pode ser responsabilizado pelo fisco, e nesse caso, os funcionários que têm ligação direta com o pagamento de tributos também correm o risco de ser penalizados. 

O que fazer para evitar problemas como esse

Uma dica é contratar um profissional responsável por fazer a gestão das suas contas. Como um contador, por exemplo. 

Ele não apenas estará atento aos prazos, mas também saberá direcioná-lo para tomada de decisões importantes, apontando qual é a melhor resposta para cada situação. 

Outra alternativa é realizar um planejamento financeiro, isso vai ajudar a evitar problemas com o Fisco, uma vez que proporciona maior controle sobre as suas despesas. Também será possível trabalhar com a redução de gastos e adiantamento de pagamentos tributários e fiscais. 

Gostou? Compartilhe!